domingo, 7 de abril de 2013

Roteiro de aula Barroco



O Barroco é o único período Artísitico Literário que acontece na Bahia – sei que tem alguns eventos em Minas, mas o centro cultural é a Bahia.
Vamos nos aprofundar?
1.       Ouça música de Ana Carolina  e procure perceber elementos contrastantes como a linguagem, imagens e também a tentativa de unir elementos contrários. Típicos do barroco.  http://www.youtube.com/watch?v=rPqz15bZmSA
2.       Leia o capítulo XVII do livro O Mundo de Sofia  para entender o contexto histórico.
3.       Há uma lista grande de filmes relacionados a esse contexto histórico  tente assistir pelo menos dois: As bruxas de Salem, Lutero, O nome da Rosa, Joana D’arc. E, apesar de não ter uma relação com o contexto histórico Anjos e demônios é uma boa oportunidade de entender o poder da Igreja.
4.       Leia sobre  Reforma Protestante e a Contra reforma
5.       Reveja os slides da aula disponíveis aqui no blog.
6.       Leia alguns poemas de Gregório de Matos  - varie entre os satíricos, filosóficos, religiosos...
7.       Revise as figuras de linguagem mais comuns no barroco – Antítese, metáfora, prosopopéia, hipérbole,paradoxo,metonímia.
8.       Leia alguns dos sermões de Vieira – é uma excelente oportunidade de aprender argumentação.  Adoro o do Bom Ladrão ou do riso contra as  lágrimas de Heráclito.
9.       Estude com atenção as características do Barroco proposta nos slides.
10.   Análise as imagens dos slides
11.   Faça dos exercícios. 
Dê importância ao estudo de Barroco. Não esqueça que estamos vivendo momentos de instabilidade e de exagero – o neobarroco e de que a moda em 2013 utilizou muitas referências sobre o assunto. 

http://www.modaparausar.com/2013/03/estilo-barroco-influencia-a-moda-outonoinverno/

Leia Mais....

A moda de Minas Gerais traz consigo uma influência histórica do barroco mineiro – com sua grande variedade de formas, detalhes e cores fortes e intensas. A exuberância barroca é muito presente no vestuário de moda festa fabricado no Estado. No inverno 2011, o exagero barroco também é lei – muito em função do derradeiro desfile de Alexander McQueen.
É por isso que as marcas participantes do Minas Trend Preview não pouparam os bordados, apliques e construções que são puro preciosismo. E o exagero não ficou restrito aos domínios da moda festa: acabou respingando também nos acessórios e sapatos, que não pouparam brilho, e na escolha de materiais ultraluxuosos.


Nenhum comentário: