quarta-feira, 9 de maio de 2012

Redação Modelo FUVEST 2011


Encontre pelas cores ....tudo que  foi prometido na introdução foi desenvolvido no texto. Perfeito!!!!

Redação Modelo FUVEST 2011
Construção de Elementos do texto:
1. elas florescem uma única vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantadas. Em seguida, iniciam um longo processo de morte, período em que produzem cerca de uma tonelada de sementes.
2. “Assim como alguém plantou para que eu pudesse ver, estou plantando para que outros também possam
contemplar”.
3. Onde não há pensamento a longo prazo, dificilmente pode haver um senso de destino compartilhado, um  sentimento de irmandade, um impulso de cerrar fileiras, ficar ombro a ombro ou marchar no mesmo passo. A solidariedade tem pouca chance de brotar e fincar raízes. Os relacionamentos destacam-se sobretudo pela fragilidade e pela superficialidade.
4. A cultura do sacrifício está morta. Deixamos de nos reconhecer na obrigação de viver em nome de qualquer coisa que não nós mesmos.
5. Em contraposição, o mundo atual teria escolhido o caminho oposto.
TEMA: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?
Mais ou menos......

Caminho de volta
A humanidade está num momento crítico da sua história. O avanço proveniente da Revolução Industrial que alavancou o desenvolvimento e acirrou o individualismo produziu situações sociais e ecológicas traumáticas que afastaram o homem do planejamento futuro e da vivência solidária no presente[1].
Os séculos XIX e XX deixaram a marca dos desenvolvimentos para a construção do bem estar para o homem de uma maneira nunca antes vivida pela humanidade - De Marie Curie e seu sacrifício para que tivéssemos o Raio-X aos Kamikazes morrendo para garantir que o Japão fosse hoje um das grandes potências mundiais. Tais exemplos são, porém, exceções num mundo em que 20% dos mais ricos possuem mais de 80% da riqueza da terra e, a população, apesar de viver sobre a égide do democrático, justo e pacífico, vive o individualismo, com desigualdades e guerras que vão das terroristas as urbanas.
            Ainda assim, pouco se vê de mobilizações para promover o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.  Em tempos de relativismo e previsões de escassez de água, aquecimento global e guerras por alimentos, poucas são as manifestações de indivíduos dispostos a sacrificar seu presente em nome das gerações futuras. Atitudes altruístas ficam restritas ao apoio financeiro para desolados por catástrofes como tsunamis ou para projetos como Criança Esperança, incentivados por campanhas publicitárias.
            Sartre apregoava que o mundo hoje é apenas um momento no longo desenvolvimento histórico. Assimilar tal verdade concebendo-se como apenas mordomos dos bens do mundo é traço de uma parcela rara da geração que caminha para a construção de um planeta que, para ser desenvolvido, deve ser melhor. Caminhar plantando para os que virão ainda é mais do que possível, é necessário.



[1] Poderia ter desenvolvido um 3 desenvolvimento, mas optei por não fazê-lo. 

Nenhum comentário: