segunda-feira, 18 de junho de 2012

Redação Sustentabilidade de Fernanda Luna

Enquanto a maioria dos alunos escrevem sobre Rio +20 como se não soubessem nada de sustentabilidade entes disso. Ferlanda brinca com biologia e merece uma redação nota dez!!!!


Ferlanda Luna
Hoje e sempre

            O mundo atual é reflexo das atitudes tomadas no passado. As escolhas que hoje estão sendo feitas, definirá o que se terá no futuro. Visto isso, as ações antrópicas infligem e atenuam às perspectivas do posterior. O que se quer é o hoje, o agora, e o lucro.
            Optar por preservar as riquezas naturais cria um impasse na movimentação econômica. As atividades ilícitas adquiriram um alcance relevante na natureza, e para impedir o seu avanço, organizações não governamentais como a WWF (World Widlife Fund) comprometem-se com o fortalecimento do movimento ambientalista e o engajamento da sociedade na conservação ambiental. Dessa maneira, escolhe-se preservar, para se ter amanhã e sempre.
            A extração da fauna e flora desequilibra as relações simbióticas do ecossistema. A ausência de um animal ou planta em um nível trófico, desregulamenta a cadeia alimentar, pondo em risco a existência e a harmonia dos elementos bióticos. Com o prevalecimento da urgência capitalista sobre as ambientais, vende-se hoje, ganha-se agora e o futuro será uma preocupação dos que estiverem lá.
            Existem várias alternativas para cuidar e perpetuar as riquezas naturais. Mas, para que isso de fato seja concretizado, exige decisões rápidas e coerentes tornam-se necessárias. Sendo assim, é responsabilidade social resguardar o presente, não permitindo que o auto-imperialismo destrua a biodiversidade, deixando para as gerações que estão por vir museus abióticos. 

Nenhum comentário: