sábado, 13 de outubro de 2012

Redação sobre Mudança - Futuro


Tema: entre mudanças lentas e rápidas, a humanidade vai construindo o futuro.
“ se  a gente quiser, ele vai pousar”
                Entre passos e voos o homem construiu um mundo de possibilidades. Tais construções garantem que as decisões do presente sejam produções de um amanhã pautado na melhor condição de vida ou fim da espécie humana. Decidir qual trilha seguir depois de tantas estradas é a condição de produção da aquarela do século XXI.
                Dos primeiros passos do Homo erectus  até a chegada do homem na lua, avançamos sem precedentes. Em alguns aspectos as lutas foram quase invisíveis – das mulheres em séculos de busca por igualdade de gênero, ou mesmo da transição do período feudal para o tecnológico. Ainda assim, foram passos-batalhas para que chegássemos ao tempo em que a geografia e as conjunturas socioeconômicas permitem o delineamento de futuros melhores.
                Na rapidez acelerada dos dois últimos séculos andamos em veículos automotores e descobrimos o poder de voar. No bojo desses desvendamentos também destruímos, em segundos, cidades japonesas e em um século utilizamos mais recursos naturais que outras gerações. Rápidos e mortais caminhamos para o mundo de pausa e reflexão ou avanço e destruição – decisão que produzirá “ nosso sol amarelo” e “ nossas  chuvas e guarda-chuvas” enquanto caminhamos para o muro onde “ o futuro está.” 
                Para Milton Santos, os futuros são muitos e são produzidos com armas do presente. Com esses instrumentos, entre acelerados passos podemos produzir “novas aquarelas de um futuro-astronave que tentamos pilotar” afinal, mesmo não podendo adivinhar o tempo que virá, temos ao menos o direito de imaginar como queremos que seja.  Preferencialmente  fácil  como o castelo de Vinicius. 





O que está por vir
 Anna Beatriz Alcântara

      O mundo é formado não apenas pelo que existe no presente, mas pelo que pode efetivamente existir. Durante o perpassar histórico o homem foi capaz de fazer das ferramentas vigentes instrumentos para projetar para o futuro um mundo que atenda às suas aspirações. Portanto, da Era medieval à pós-modernidade, as mudanças, sejam elas rápidas ou lentas, permitem sonhar com um futuro possível.
     A humanidade convive com a possibilidade de construção de muitos futuros. Os anseios franceses de liberdade, igualdade e fraternidade fizeram como que a clarividente sociedade, submissa ao desmonte do Estado de bem estar social, lutasse por mudanças que possibilitariam um futuro melhor. Partindo de tal égide, diante das mais diversas realidades, existem condições favoráveis para a realização de mudanças que planejem para o futuro o atendimento dos anseios da sociedade.
      A dinâmica das transformações sociais ao longo da história constrói o que está por vir. Da estagnação cultural e econômica presente da Idade Média ao Boom demográfico que modificou os centros urbanos, o homem provoca mudanças que constroem seu próprio futuro. Portanto, o mundo de hoje, é apenas um longo caminho do desenvolvimento histórico, uma vez que, diante da lógica do capitalismo globalizado, está sujeito a mudanças possivelmente mais rápidas e intensas.
      Fica claro que, o futuro é, para a humanidade, o resultado das mudanças em todas as esferas sociais ao longo a história. Portanto, atitudes novas de novos homens fazem, a partir do presente, projetar um futuro que garanta a manutenção do estado de bem estar social aos cidadãos e o atendimento de suas aspirações. 

Nenhum comentário: